terça-feira, novembro 14, 2006

Biografia TONY CARREIRA

Em Março de 1988, na Figueira da Foz, Tony Carreira, a pedido do seu irmão José Antunes, participa no Prémio Nacional da Música, organizado pelo Maestro José Calvário, com a canção (cuja letra é de sua autoria) “Uma noite a teu lado”. O vencedor, teria acesso directo ao Festival da Canção da RTP. Entre cerca de mil participantes, Tony foi um dos oito seleccionados. Em 1991, grava o seu primeiro disco “É Verão em Portugal”.
Em 1992, grava o disco “Canta Canta Portugal”.
Em 1993 volta para estúdio e grava “Português de Alma e Coração”. Entre as doze canções do álbum, uma dá-lhe o primeiro disco de ouro “A Minha Guitarra”. No ano de 1993, grava “Português de Alma e Coração”,
Em 1994 Tony dedica a canção “Adeus Amigo” a Dino Meira e o álbum atinge vendas que o tornam Disco de Platina. Em 1995 o álbum “Ai Destino” é um estrondoso êxito.
O álbum “Adeus até um dia”, editado em 1996 volta a ser platinado.
Em 1997, edita “Coração Perdido”, onde sobressai a canção “Sonhos de Menino” que, não sendo a aposta da editora, acaba por ser o sucesso desse disco.
No ano de 1998, com dez anos de carreira, Tony grava o álbum “Sonhador, Sonhador” que se traduz em mais um sucesso na carreira do Artista.
Em 1999, o álbum “Dois Corações Sozinhos” significa a grande viragem na carreira do Cantor, permitindo-lhe finalmente dedicar-se às suas bonitas baladas de amor. “Depois de ti (mais nada)” é a prova disso.
Com o lançamento deste CD, o cantor é distinguido com dois importantes prémios atribuídos na primeira gala da Rádio Nacional e da TVI – Melhor Voz Masculina e Melhor Canção Romântica “Depois De Ti (mais nada)”. Em 2000, Tony Carreira, já com 12 anos de actividade profissional, vê reconhecido o seu árduo trabalho quando, em 16 de Janeiro, pisa pela primeira vez o palco do consagrado Olympia, em Paris. Deste espectáculo resulta um álbum, gravação fiel de toda a sua actuação ao vivo, intitulado “Tony Carreira ao Vivo no Olympia”. Com ele obtém Tripla Platina (120 mil discos vendidos).
Em 2002, dois anos depois do último disco editado, Tony Carreira grava “Cantor de Sonhos”, reflectindo nele todo o agradecimento ao seu público, com a canção “Tudo por Vocês”.
O ano de 2003 abre com chave de ouro para Tony Carreira que, a celebrar 15 anos de canções, os festeja com um mega-concerto no Pavilhão Atlântico em Lisboa. De facto, um mega-sucesso, um percurso de 15 anos de carreira em duas horas e meia de muita música, carinho e agradecimento. Este concerto ficará na história da carreira do Cantor como sendo o espectáculo da sua vida, registado em CD e DVD. O CD “Tony Carreira Ao Vivo no Pavilhão Atlântico”, Quádrupla Platina (160 mil discos vendidos), permaneceu no Top +, mais de 50 semanas, 30 das quais nos cinco primeiros lugares. Sem dúvida alguma, a verdadeira apoteose da sua carreira. Em 2004 Tony Carreira volta a surpreender o público com o seu novo disco de inéditos "Vagabundo por Amor".